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quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ATIVIDADES SOBRE EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA - MONTEIRO LOBATO

 Para o dTesenvolvimento destas atividades, os alunos devem ler previamente a obra de Monteiro Lobato - Emília no País da Gramática e pesquisar sobre sua vida e obra e fazer o estudo das reformas ortográficas no Brasil.

QUESTÕES
 1 . A qual gênero textual a obra Emília no País da Gramática de Monteiro Lobato mais se enquadra:
a)    Didático, pois tem por objetivo ensinar as regras gramaticais.
b)    Injuntivo, pois traz normas gramaticais, reguladas por lei.
c)    Narrativo, pois é uma ficção pedagógica, a partir de diálogos sobre a gramática.
d)    Argumentativo, pois expõe os argumentos de Lobato em defesa da gramática.

Leia o fragmento do 1º capítulo da Obra Emília no País da Gramática de Monteiro Lobato e responda:
“Dona Benta, com aquela sua paciência de santa, estava ensinando gramática a Pedrinho. No começo Pedrinho resignou:
- Maçada, vovó. Basta que eu tenha de lidar com essa caceteação lá na escola. As férias que venho passar aqui são só para brinquedo. Não, não e não...
- Mas, meu filho, se você apenas recordar com sua avó o que anda aprendendo na escola, isso valerá muito para você mesmo, quando as aulas se reabrirem. Um bocadinho só, vamos! Meia hora por dia. Sobram ainda vinte e três horas e meia para os famosos brinquedos.
Pedrinho fez bico, mas afinal cedeu; e todos os dias vinha sentar-se diante de Dona Benta, de pernas cruzadas, como um oriental, para ouvir explicações de gramática.
- Ah, assim, sim! – dizia ele.  Se meu professor ensinasse como a senhora, a tal gramática até virava brincadeira. Mas o homem obriga a gente a decorar uma porção de definições que ninguém entende. Ditongos, fonemas, gerúndios...
Emília habituou-se a vir assistir às lições, e ali ficava a piscar, distraída, como quem anda com uma grande idéia na cabeça. É que realmente andava com uma grande idéia na cabeça.
- Pedrinho - disse ela um dia depois de terminada a lição -, por que, em vez de estarmos aqui a ouvir falar de gramática, não havemos de ir passear no País-da-Gramática?”

2 . Pode-se afirmar a partir deste fragmento que, EXCETO:
a) Há uma crítica contra a aprendizagem tradicional da gramática nas escolas.
b) Apresenta uma forma de ensinar português, além da escola, vivenciando o conhecimento de forma lúdica, mostrando que o aprendizado é um jogo.
c) O ensino de gramática na escola, na época em que o livro foi escrito, é descontextualizado e exige que o aluno decore conceitos que não entende.
d) É função da família ensinar português para as crianças, através do diálogo, num divertido passeio, sem o rigor das normas.

 3 . A Obra Emília no País da Gramática de Monteiro Lobato foi escrita em 1934, quatro anos antes do Acordo Ortográfico de 1938 e desde então já foram feitas outras reformas na ortografia, sendo que o último acordo entrou em vigor a partir de janeiro de 2009. A reforma ortográfica de 2009 altera:


a) A morfologia e a sintaxe
b) A regência e a concordância
c) A fonologia e a estilística
d) A ortografia, hífen e alguns acentos



4 . Monteiro Lobato escreveu várias obras narrativas utilizando a recriação de conteúdos ensinados na escola, compondo o que podemos chamar de paradidáticos. Podem-se enquadrar nesta categoria,
EXCETO:


a) Geografia de Dona Benta
b) Aritmética da Emília
c) Emília no País da Gramática
d) Urupês



5.  Na obra Emília no País da Gramática de Monteiro Lobato, o narrador da viagem ao País da Gramática é:


a) Quindim
b) Visconde
c) Dona Benta
d) Pedrinho



6 . Emília, ao visitar os vícios da linguagem encarcerados por Dona Sintaxe, revolta-se ao encontrar o Neologismo entre eles e o solta.
        - Não mexa, Emília – gritou Narizinho. Não mexa na língua que vovó fica danada...
       - Mexo e remexo! replicou a boneca batendo o pezinho – e foi e abriu a porta e soltou o Neologismo, dizendo: Vá  passear entre os vivos e forme quantas palavras novas quiser.”
Infere-se deste fragmento que, EXCETO:
a) O autor utilizou de Emília para defender o emprego de neologismo na língua.
b) Neologismo é considerado vício de linguagem, portanto inaceitável pelos puristas da gramática.
c) A palavra neologismo significa palavra, frase ou expressão nova, que ainda não foi incluída no dicionário e nem aceita pela gramática.
d) Quem dita as normas da gramática são os falantes, os usuários da língua, que não precisam acatar a Academia Brasileira de Letras.

11 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de saber as respostas

Anônimo disse...

Queria as respostas, tem a disponibilização ?

Unknown disse...

Queria as respostas, tem como?

yg4brieel disse...

Excelente, tem vídeos novos? Já estou inscrito..

Unknown disse...

Queria as respostas tem como?

Adriele Machado disse...

Respostas

Unknown disse...

Ñ entedi

Unknown disse...

Como faço p saber as respostas certas

Unknown disse...

Sobre Emília no país da gramatica

Unknown disse...

Cadê as respostas para conferir as atividades

Anônimo disse...

cade as resposta para corrigir as provas dos meus alunos