Bem-vindos!





domingo, 30 de setembro de 2012

Filmes de obras literárias - Links

 A Moreninha (Joaquim Manuel de Macedo)


Inocência (Visconde de Taunay)

O Primo Basílio (Eça de Queiroz)


O Crime do Padre Amaro (Eça de Queiroz)


Madame Bovary (Gustave Flaubert)


Capitães da Areia (Jorge Amado)
http://www.youtube.com/watch?v=oOuswtfP0lc


Vidas Secas (Graciliano Ramos)

Policarpo Quaresma (Lima Barreto)

Filmes diversos


Descartes


O Mundo de Sofia


Sócrates


A Marvada Carne

Santo Agostinho


Eram os Deuses Astronautas?

Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis (comentários)


A Cidade e as Serras -Eça de Queiroz - (Comentado)


Til - de José de Alencar (comentado)


quinta-feira, 7 de junho de 2012

ATIVIDADES



Modernismo( características)   
e interpretação do  poema: Quadrilha ( Carlos Drummond)

01-Abaixo estão características relacionadas ao Modernismo e ao Parnasianismo. De acordo com as respectivas características, separe-as em duas colunas:

Nacionalismo/ Descritivismo/ Subjetivismo/ Ironia, humor, piada,/ mitologia,/                  Pontuação rigorosa,/ Pontuação relativa/ gosto pelo decassílabo e pelo soneto,/                Versos  livres, /  Objetivismo/  Revisão crítica do passado histórico-cultural,/               linguagem culta e rebuscada, /   Valorização de temas ligados ao cotidiano./            Preocupação com a forma: rimas, métrica,/ Valorização da tradição clássica,/             Linguagem  simples, popular, concisa,/  Versos brancos,/Arte pela arte.



Parnasianismo
1........................................................................................2........................................................................................3........................................................................................4........................................................................................5........................................................................................6........................................................................................7........................................................................................8........................................................................................9................................................................................


                                                         
Modernismo
1........................................................................................2........................................................................................3........................................................................................4........................................................................................5........................................................................................6........................................................................................7........................................................................................8.........................................................................................9........................................................................................








Quadrilha    
 (Carlos Drummond)

João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para o Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.



02-O poema “Quadrilha” aborda um tema caro à tradição poética: o amor e o relacionamento amoroso.  A originalidade do poema está na forma como o tema é tratado.
a-      Com que tipo de visão o poeta aborda esse tema no poema: crítica, irônica ou trágica? Comente.

b-      De  acordo com o texto o que é o amor ou o relacionamento amoroso?



03- Drummond foi um poeta que explorou a estética da repetição. Que elementos do poema constituem esse traço estilístico do poeta?

04- Explique o título do poema relacionando-o ao seu desenvolvimento.

05- Qual a visão de amor presente no poema?

06- Qual a relação entre J. Pinto Fernandes e essa visão de amor?

07- Apesar de ser sido escrito na década de 1930, o poeta apresenta traços semelhantes aos da primeira geração modernista. Que traços são esses?

08- O poema de Drummond pode ser encarado como um retrato do amor no mundo contemporâneo. Por quê?

09-  A visão de amor de Drummond  corresponde a sua? Com base nisso, elabore uma paródia ou paráfrase do poema que retrate a sua visão sobre o amor. 


10-Assinale as alternativas que apresentam as características do Modernismo  presentes no poema:


(   ) O poema é um soneto.
(   ) Verso livre
(   ) Verso branco
(   ) Humor
(   ) Ironia
(   ) Linguagem simples, coloquial
(   ) Rigor formal
(   ) Metrificação
(   ) Rebuscamento vocabular
(   ) Subjetivismo                                                                                                                     



11-  O pronome “que” aparece algumas vezes no poema. Qual sua classificação morfológica e função no poema?


12-  Em qual pessoa está o poema? Justifique com  um exemplo do texto.


13-  Retire do texto 08 substantivos próprios e 03 comuns.


14- Explique a ausência de vírgulas na primeira parte do poema.


15- Considerando os diversos finais das histórias dos personagens ( viagem, convento, desastre, solteira, suicídio, casamento),  responda: na sua opinião, qual deles teve um final mais feliz? Por quê?

***********************************************************************



domingo, 22 de janeiro de 2012

Análise de Tira Calvin















01) Por que Calvin utilizou o termo “Obrigado” e não “Obrigada”?

02) Apesar de Calvin ser uma criança, a linguagem utilizada por ele é a formal/culta. O que justifica o uso dessa linguagem?

03) Calvin relaciona seu cérebro a uma tigela de tapioca morna. Explique essa comparação, considerando toda a mensagem da tirinha:

04) Substitua o vocativo do primeiro quadrinho por uma outra palavra sem alterar-lhe o sentido:

05) Escolha três dos motivos apresentados pelo Calvin e justifique-os:

06) A fala do Calvin é sincera ou irônica? Por quê?

07) Quais adjetivos aparecem nos balões da tira? Se fossem retirados fariam  falta? Por quê?

08) Se Calvin estivesse diante de um computador, por exemplo, o que ele falaria para tal objeto? (Levando em conta a intenção contida na tira)

09) Enumere três vantagens e três desvantagens de possuir uma televisão:

10) Escreva uma carta para o autor da tira dando a sua opinião sobre ela:

11) Refaça a tira como se estivéssemos 50 anos atrás:

12) Substitua as palavras: poderoso, elevar, aniquilar, superficialidade, manipulação, oscilante por sinônimos:

13) Qual título você daria à tira?

14) Pela fala de Calvin, a TV é como se fosse um "deus". O que esse deus fez de bom para que Calvin agradecesse tanto ao ponto de oferecer até um sacrifício? Há ironia na tira? Explique:

15) A fala de Calvin seria uma linguagem normal de uma criança?

16) Sobre quem ou o que ele está se referindo?

17) Retire o vocativo do 1º quadrinho.

18) Que figura de linguagem é utilizada na tirinha? Explique seu raciocínio:

19) Explique o último quadrinho:

20) Quais programas de TV você exemplificaria para os argumentos de Calvin no primeiro quadrinho?

21) Quais pessoas são atingidas por esse Deus?

22) O que a massa pode fazer para evitar essa aniquilação?

23) Você sofre a influência de algum aniquilador? Qual? O que faz para evitá-lo?

24) Crie um parágrafo argumentativo sobre o assunto extraído da tirinha lida:


(Participação especial de Andreia Dequinha, Ruth Barbosa, Zizi Cassemiro,
Nalva Kássia, Sandra Vitezi, Vânia Oliveira)