Criança que faz as refeições com os pais se alimenta melhor, mostra estudo.
Educadores e psicólogos recomendavam, os pais sabiam disso por intuição - mas só agora há provas científicas. Estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard, dos Estados Unidos, concluiu que a criança que senta à mesa com pai e mãe alimenta-se melhor em comparação aos coleguinhas que comem sozinhos. "A pesquisa confirma o que nós já sabíamos: as crianças precisam de parâmetros", diz o pediatra paulista Mauro Fisberg, especialista em nutrição juvenil. [...].
Um adolescente que se alimenta mal corre sério risco de se tomar um adulto anêmico ou obeso. A pesquisa de Harvard centrou-se no jantar porque essa é geralmente a única oportunidade de pais e filhos comerem juntos. No café da manhã todos estão com pressa, e o almoço é feito fora de casa. Quando o paulistano Alcino Takano chega em casa, sua filha, lndira, de 11 anos, já tomou um lanche e não tem apetite para acompanhá-lo. Valderez Takano, mãe da menina, sabe disso e já procurou orientação de um nutricionista. lndira se recusa a comer legumes e verduras. "Ela não gosta", diz. "Exigir que ela coma direito é arrumar uma briga por dia. "(Veja, 12 abr., 2000)
1. Releia a seguinte frase do texto:
"A pesquisa de Harvard centrou-se no jantar porque essa é geralmente a única oportunidade de pais e filhos comerem juntos.”
Observando essa passagem e, principalmente, o termo nela destacado, percebe-se que, função dele aí é:
a) generalizar o fato.
b) particularizar o fato.
c) evitar generalizações.
d) restringir o caso à realidade americana.
2. Considere esta frase:
A pesquisa confirma o que nós já sabíamos [...]
Voltando ao texto, onde se insere tal passagem, verifica-se que o termo destacado se refere:
a) ao autor do texto e aos pediatras.
b) aos pediatras e aos pais.
c) aos adultos em geral.
d) aos médicos.
3. Observe esta frase:
"Valderez Takano, mãe da menina, sabe disso e já procurou orientação de um nutricionista. "
O termo destacado na frase acima refere-se:
a) à briga travada com a filha para que ela coma melhor.
b) à descoberta dos pesquisadores de Harvard.
c) à volta do pai ao lar após o trabalho.
d) aos hábitos alimentares da filha.
4. De acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa do Brasil, as palavras 'em que' podem ser substituídas por 'onde' na seguinte frase:
a) O estado de tensão em que estavam tirou-lhes a força.
b) Qual é o lugar em que podemos fazer nossas encomendas?
c) Não pudemos compreender o estado em que se encontravam.
d) Naquela noite, um deles teve um pesadelo em que todos morriam em acidente de carro.
5. A retirada do termo sublinhado acarretará mudança de sentido na seguinte frase:
a) Na raiva, eu me atirei contra o muro.
b) É verdade que tu te queixaste do professor?
c) Ele disse que devo cortar o meu cabelo para ir à festa.
d) Amanhã vou me levantar cedo para ir ao aeroporto buscar meu filho.
6. O par de frases abaixo que tem o mesmo sentido básico é:
a) 1. Apenas um número reduzido de alunos compareceu à cerimônia.
2. Um número reduzido de alunos apenas compareceu à cerimônia.
b) 1. Alguns homens entraram aqui de repente.
2. Alguns homens entraram aqui e saíram de repente.
c) 1. O homem claro descobriu toda a verdade.
2. O homem, claro, descobriu toda a verdade.
d) 1. Na fotografia, viam-se verdes pastagens.
2. Na fotografia, viam-se pastagens verdes.
7. A frase abaixo em que a concordância verbal atende às normas da gramática padrão é:
a) O retorno dos homens, velhos e jovens, que haviam fugido para o município vizinho, ajudaram as mulheres a manter a plantação.
b) Depois disso, ficou acertado entre os dois a forma de pagamento das parcelas.
c) Resolveram-se todas as pendências mais rapidamente do que se esperava.
d) O reencontro de Bela com Rafa os tornaram prontos para o casamento.
8. Considere a seguinte frase:
Os artistas premiados que não comparecem à cerimônia de entrega do Oscar... |
a) Se a frase fosse reescrita no passado como ficaria o verbo? .........................
b) O verbo grifado pertence a ................. conjugação.
c) Classifique o verbo grifado quanto ao:
radical ..........................
vogal temática................
desinência .......................
9. Abaixo você encontrará a introdução e a conclusão de um texto dissertativo. Faltam-lhe, no entanto, o desenvolvimento e o título. Crie-os.
(Título)
......................................................................................................................................................................
A língua é o mais poderoso instrumento de comunicação: a leitura e a escrita constituem condição indispensável vida do homem, ser sociável e ter qualidade de vida.
(Desenvolvimento)
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Em resumo, o cidadão deve ler e escrever produtivamente, com segurança, qualquer tipo de texto, já que se vive em uma era chamada de: "era da comunicação".
Um comentário:
Alguém pode me mandar as resposta
Postar um comentário