FURTO DE FLOR
Carlos Drumond de Andrade
Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava e eu furtei a flor.
Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber, e flor não é para ser bebida.
Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor, se a contemplarmos bem.
Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. Nem apelar para o médico de flores. Eu a furtara, eu a via morrer.
Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me:
- Que idéia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim!
SUGESTÃO DE ATIVIDADES: 1. Dar os sinônimos de – furtar – restituir – contemplar;
2. Quais as personagens do texto?
3. Quando e onde o fato aconteceu?
4. O que aconteceu?
5. Numerar as linhas do texto e destacar equilíbrio, desequilíbrio e novamente equilíbrio;
6. Destacar do texto: situação – complicação – clímax – desfecho;
7. Comentar as atitudes do porteiro e de quem depositou a flor no jardim.
8. O autor do furto arrependeu-se? Exemplifique.
9. Qual a cor da morte?
10. Como uma flor demonstra sua felicidade?
11. De que forma uma flor pode agradecer?
12. Que novidades você pode encontrar numa flor?
IDENTIFIQUE PESSOA, TEMPO E MODO VERBAL:
1- Eu a furtara.
2- O porteiro estava atento e repreendeu-me.
3- Que idéia a sua de jogar lixo de sua casa neste jardim?
4- Passei-a para o vaso.
ANALISE AS FUNÇÕES SINTÁTICAS DAS PALAVRAS DESTACADAS:
1- Notei que ela me agradecia.
2- Passei-a para o vaso.
3- Ela não estava feliz.
4- O porteiro estava atento.
IDENTIFIQUE A METONÍMIA DA FRASE:
1- O copo destina-se a beber.
PRODUÇÃO DE TEXTO:
1- Transformar o texto numa história em quadrinhos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário