Bem-vindos!





quarta-feira, 17 de agosto de 2011

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - ESCRITA E LEITURA

ESCRITA E LEITURA

    O segredo da aprendizagem ortográfica é a memória escrita das palavras. Algumas regras podem nos ajudar a lembrar da escrita das palavras, mas certamente é na leitura e produção de textos que fixamos a memória ortográfica.
    O uso da língua escrita “acessa” uma parte da memória que grava os dados, a forma (o visual) da palavra. Estudos demonstram que danos na massa encefálica implicam problemas com a fala e a escrita.
    Pessoas muito estressadas esquecem como grafar as palavras; são os famosos “brancos” da memória. Podemos associar a ortografia com a memória visual e não necessariamente com a memória fônica. Portanto, a frequência e a qualidade da leitura, aliadas à prática da escrita são fundamentais para uma escrita correta. Saber escrever pressupõe, antes de mais nada, saber ler e pensar.

PARA TERMINAR...

§ Respeitar a ortografia significa, respeitar o leitor.
§ Atenção para os preconceitos! Não julgue as pessoas por seus erros ortográficos. Se puder, ajude-as a superar os desvios, entendendo suas causas e explicando as razões para superá-los.
§ Quem não pensa (ou pensa mal) não escreve (ou escreve mal) e quem não lê (ou lê mal) não escreve (ou escreve mal).
§ Releia seus textos ou peça para que alguém o faça, indicando os possíveis desvios.
§ Seu texto pode significar a chave de entrada para um emprego, uma faculdade ou a conquista de alguém.
§ Só saber a grafia correta das palavras não significa saber escrever, mas ajuda muito.

Adaptado de: MURRIE, Zuleika de Felice...{et al}. Língua Portuguesa:
Projeto Escola e Cidadania para Todos. 1ª ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2004. p.68.

Considerando os textos, responda às questões de 01 a 10.

01.   Quando você não sabe escrever uma palavra, qual é sua atitude?

02.   De acordo com os textos “Passa o tempo e dicionário continua na moda”. Você concorda com essa afirmação? Explique.

03.   Explique a afirmação: “Ao produzir um texto, é preciso lembrar que a escrita errada de uma palavra implica uma avaliação negativa da pessoa que escreveu por aquela que leu (...)”.

04.   Você já foi discriminado por escrever incorretamente alguma palavra?

05.   Você discrimina as pessoas que cometem desvios ortográficos?

06.   Há palavras sobre as quais você sempre tem dúvidas quando vai escrever? Quais são elas?

07.   Como você pode colaborar para que as pessoas não sofram discriminação quando escrevem incorretamente?

08.   Você considera importante saber escrever corretamente as palavras? Justifique.

09.   Retire do texto, argumentos que comprovem que a escrita correta das palavras depende principalmente da leitura.

10.   Saber a grafia correta das palavras significa escrever bem? Explique com suas palavras.

Nenhum comentário: