Bem-vindos!





sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Interpretação de texto - Furto de flor (Carlos Drummond)

FURTO DE FLOR
Carlos Drumond de Andrade
 
Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava e eu furtei a flor.
Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber, e flor não é para ser bebida.
Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor, se a contemplarmos bem.
Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. Nem apelar para o médico de flores. Eu a furtara, eu a via morrer.
Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me:
- Que idéia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim!
 
SUGESTÃO DE ATIVIDADES:
1.    Dar os sinônimos de – furtar – restituir – contemplar;
2.    Quais as personagens do texto?
3.    Quando e onde o fato aconteceu?
4.    O que aconteceu?
5.    Numerar as linhas do texto e destacar equilíbrio, desequilíbrio e novamente equilíbrio;
6.    Destacar do texto: situação – complicação – clímax – desfecho;
7.    Comentar as atitudes do porteiro e de quem depositou a flor no jardim.
8.    O autor do furto arrependeu-se? Exemplifique.
9.    Qual a cor da morte?
10.  Como uma flor demonstra sua felicidade?
11.  De que forma uma flor pode agradecer?
12.  Que novidades você pode encontrar numa flor?


IDENTIFIQUE PESSOA, TEMPO E MODO VERBAL:
1- Eu a furtara.
2- O porteiro estava atento e repreendeu-me.
3- Que idéia a sua de jogar lixo de sua casa neste jardim?
4- Passei-a para o vaso.

ANALISE AS FUNÇÕES SINTÁTICAS DAS PALAVRAS DESTACADAS:
1- Notei que ela me agradecia.
2- Passei-a para o vaso.
3- Ela não estava feliz.
4- O porteiro estava atento.

IDENTIFIQUE A METONÍMIA DA FRASE:
1- O copo destina-se a beber.

PRODUÇÃO DE TEXTO:
1- Transformar o texto numa história em quadrinhos:

Nenhum comentário: