Bem-vindos!





sábado, 3 de setembro de 2011

Ambiente Virtual: Você faz parte?

No mundo contemporâneo, tuitar, nerd, portabilidade, flex, bullying, balada, ecobag, chocólatra, mix, mochileiro, blogar... são palavras que circulam em muitos batepapos. O uso efetivo dessas palavras na fala corriqueira, na mídia (jornais, revista, rádio, televisão, vídeo, Twitter...), em livros fez com que elas migrassem para o dicionário. Mas, antes de a palavra entrar no dicionário, ela fica de quarentena – período de observação –, em que se verifica se foi incorporada pela sociedade ou se trata de um modismo. Agora, palavras do ambiente virtual fazem parte do acervo dos dicionários. Estudiosos da língua consultaram pesquisadores da área de informática, que explicaram tecnicamente cada uma das palavras, filtraram a informação e criaram o verbete. Você, leitor, navega muito na internet? Domina as expressões da rede? Quer identificar os verbetes do mundo digital?
Um pequeno teste:     
Relacione cada palavra ao seu significado:
(   )Avatar  (   )Blogar  (   )Cookie  (   )  Fotolog (   )  E-book  (   )Spam  (   )Tablet  (   )Tuitar


a-    [Ingl.] Substantivo masculino. Inform. 1. Computador de uso pessoal que possui tela sensível ao toque. 2. Tipo especial de caneta, us. para registrar notas diretamente na tela do computador.
b-    Verbo intransitivo. Manter (o internauta) um blog. [Conjug.: rogar.] [Ingl.] Substantivo masculino. V. livro eletrônico.
c-       [Adapt. do ingl. photolog.] Substantivo masculino. Álbum de fotografias virtual, posto na internet.
d-    [Ingl.] Substantivo masculino. 1. Cul. Biscoito crocante e macio, de forma arredondada, ger. recheado com nozes, passas etc. 2. Inform. Informação coletada por um navegador web que fica armazenada no computador, e que pode ser us. por sites da intranet.
e-    [Ingl.] Substantivo masculino. Inform. Mensagem publicitária ou não, recebida via correio eletrônico, sem o consentimento ou solicitação do usuário.
f-    Do ingl. twitt(er) + ar2.] Verbo intransitivo. 1. Postar no Twitter comentários, informações, fotos etc. ger. de caráter pessoal ou institucional. 2. Acompanhar os fatos, ideias, informações etc. registrados por alguém em seu Twitter. [Conjug.: v. ajuizar.]
g-    [Do sânscr. avatara; "descida" (do Céu à Terra), pelo fr. avatar.] Substantivo masculino. 1. Rel. Reencarnação de um deus, e, especialmente, no hinduísmo, reencarnação do deus Vixnu. 2. Transformação, transfiguração: "Aqui era a laranjeiracravo junto da qual o vira, como em um avatar, como em uma transfiguração, risonho, franco, comunicativo, sob o aspecto que em um momento a cativara". (Júlio Ribeiro, A Carne, p. 91.) 3. Inform. Cada um dos personagens de um jogo informático em que, ger., se empregam imagens gráficas animadas e outras técnicas de realidade virtual, que corresponde e é controlado por cada um dos participantes: O avatar de Pedro no jogo é um jovem detetive. 4. Inform. Imagem, realística ou não, associada a participante de uma rede social (q. v.).
h-       [Ingl.] Substantivo masculino. V. livro eletrônico
 Obs. Retirado  do http://escrevendo.cenpec.org.br/ecf/ e adaptado.

Nenhum comentário: