Bem-vindos!





sábado, 5 de novembro de 2011

Análise de propaganda



01) Qual o público-alvo dessa propaganda? O que lhe deu indícios disso?
02) Qual o objetivo principal das propagandas de um modo geral? E desta que está sendo analisada?
03) Em que elemento da comunicação está centrado o texto?
04) Qual a função da linguagem predominante? Comprove da melhor maneira possível:
05) Com que outro gênero textual a propaganda dialoga?
06) Qual o sujeito do verbo CAUSAVA? Como ele se classifica?
07) Há, no texto, uma oposição de ideias. Destaque-a:
08) O que justificar a menção à personagem “Branca de Neve”, do conto de fadas, pela empresa veiculadora da propaganda?
09) O slogan da marca diz que “Você pode ser quem você quiser”. Você concorda que a beleza pode oferecer a uma pessoa o que ela quiser? Justifique:
10) Qual a ambiguidade presente no slogan citado na questão anterior?
11) O que representa a maçã nessa propaganda? Quem estaria entregando a mesma, afinal?
12) Em “era uma vez uma garota branca como a neve” que figura de linguagem aparece? Explique:
13) Qual o slogan destacado nessa propaganda? O que você achou dele?
14) Que características de texto publicitário estão presentes neste anúncio?
15) A imagem dessa propaganda nos remete a um outro texto (a serpente oferecendo o fruto proibido à Eva). Esse fato constitui um caso de paródia, intertextualidade ou contextualização? Justifique sua resposta:
16) Quais os recursos utilizados para “seduzir” o consumidor?
17) Qual a importância da conjunção adversativa presente na propaganda?
18) A propaganda estabelece intertextualidade com um conto de fadas: Branca de Neve. Analisando as imagens de Branca de Neve no conto e na propaganda, marque V ou F, conforme sejam Verdadeiras ou Falsas as seguintes afirmativas:
A( ) Ambas as personagens são femininas.
B( ) Ambas as personagens são frutos da imaginação.
C( ) Uma personagem tem o semblante da pureza e a outra, o da sedução.
D( ) Ambas as personagens são tentadas a comer um fruto: a maçã.
E( ) A maçã, nas duas situações, apresenta o mesmo significado.

è  Marque a sequência correta, de acordo com o seu julgamento das afirmativas acima:

A (   ) V, V, V, V, V
B (   ) V, F, V, F, V
C (   ) V, F, V, F, F
D (   ) V, F,F,V, V


Autores: Andreia Dequinha, Édina Moura, Fabi Behling, Nalva Kássia, Maria José,
Simone Maróstica, Lourdes Galhardo, Rosa Maria, Erika, Clécia Mello, Telma Perfeito,
Zizi Cassemiro, Helaine Soares, Lourdes Galhardo, Ruth Barbosa

6 comentários:

Profª. Elzinha disse...

Adorei,procurava algo p os meus alunos referente a propaganda,e achei o seu blog.MARAVILHOSO.Obrigada!

drika disse...

É possivel ter as respostas de suas perguntas? adriana

Zizi disse...

Drika, não tenho as respostas aqui porque as questões foram elaboradas por vários professores, mas se vc citar quais tem dúvidas, posso tentar ajudá-la.

Zizi disse...

Prof Elzinha, obrigada pelas palavras. Fico contente em contribuir. Disponha e aproveite o que precisar:) É pena que tenho tido pouco tempo para atualizações aqui, mas, na medida do possível, trarei novidades.

Anônimo disse...

se tiver as respostas alguem deixe para mim

Regina Maura disse...

Na propaganda da Claro, qual a figura de linguagem? Metáfora?