Bem-vindos!





quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016



AUTO DA BARCA DO INFERNO
Quando morremos, achamos que tudo acabou, que chegamos ao fim da ladeira, mas não é bem assim. Passamos  por um julgamento e,   no final dessa condenação, somos guiados até uma das barcas que  são duas: uma que nos leva para o paraíso e outra para o inferno.
___ Hora, hora, que dia bom para levar pessoas ao inferno. Hoje o dia vai render muitas almas __diz o diabo todo alegre. Assim que estaciona sua barca do lado esquerdo, logo avista o anjo que logo responde:
___ Não se vanglorie tanto assim, ainda há muitas almas boas por aí __ diz o anjo tentando cortar a onda do diabo.
Um buraco se abre bem no centro do porto onde as barcas estão e de lá de dentro sai uma freira com uma roupa um tanto peculiar:
___ Ué! Que lugar é esse? Jesus, Maria, José, onde estou?
___Bem-vinda minha cara, você está no purgatório. Vamos, entre na minha barca! (diabo)
___ eu sou pura! Não duvide de minha pureza, sou uma freira nunca pequei, não tenho motivos para embarcar com você! __ Diz a freira, já irritada.
___ Que está acontecendo aqui? Por que essa gritaria toda? (anjo)
___ Graças a Deus, anjo você veio me buscar!(freira)
___Na verdade,  não tenho autorização para permitir a sua entrada em minha barca__ Diz o anjo sereno.
___ Como assim? (freira)
___ Você cometeu erros terríveis em sua vida. Não posso permitir a sua entrada nesta barca. (anjo)
___ Mas...mas.... Eu não posso ir para o inferno. (freira)
___ Sinto muito, mas você quebrou seus votos. (anjo)
___  Mas... (freira)
___ Hahahahá! Olhe só a freira que dizia ser pura pecou. Vamos, entre logo em minha barca. Eu não tenho o dia todo. (diabo)
___ Está bem... (freira)
___ É, meu querido anjo, estamos 1x0. Já vi que vou ganhar de lavada de novo __ diz o diabo todo sarcástico.
___ Isto não é uma competição! (anjo)
___ Claro, porque se fosse eu ganharia! (diabo)
Depois de um tempo de conversa entre o anjo e o diabo chega um moço de aparência simples:
___ Olá!! (moço louco)
___ Olá! (anjo)
___ Que lugar é esse e quem é você? (moço louco)
___ Este é o purgatório e eu sou um anjo.
___ Ah... Oi, eu sou ..pera..quem eu sou? (moço louco)
___ Você é um rapaz louco? (anjo)
___ Você disse que aqui é o purgatório, né?  (moço louco)
___ Sim. (anjo)
___ Então eu morri? Como? (moço louco)
___ Você morreu para salvar a vida da sua melhor amiga. Vamos, entre em minha barca.  (anjo)
___ Está bem. (moço louco)
___ Epa, pera aí! Como assim ele vai com você? Não! Não!  (diabo)
___ Eita, moço, tem  uns chifres na sua cabeça! (moço louco)
___ Hahà! Engraçadinho! (diabo)
___ Seu coração é puro e suas atitudes foram boas. Venha comigo.  (anjo)
___ Ele vem comigo! (diabo)
___ Vou nada! __ diz o rapaz entrando na barca do anjo.
Assim que o moço louco entra na barca, chega uma mulher acompanhada de um homem. Ambos bem vestidos:
___ Finalmente chegamos! Cadê a nossa barca?  (homem rico)
___Não sei, mas já deveria ter chegado!__diz a mulher já impaciente.
___ Bem-vindos ao purgatório!  (diabo)
___ Onde está a nossa barca particular? (homem rico)
___ A única que tem é essa aqui. Vai entrar logo ou vai ficar de “mimimi”?  (diabo)
___ Nós exigimos uma barca particular!__diz a moça nervosa.
___O que está acontecendo aqui? (anjo)
___ Esse homem alega que não teremos uma barca Vip.  (homem rico)
___ Mas vocês não têm esse direito. (anjo)
___ Como não? Nós somos milionários, podemos pagar o que for para termos uma barca particular guiado por você!  (homem rico)
___ Aqui o seu dinheiro não tem valor algum. A vida inteira vocês foram mesquinhos, fúteis e soberbos. Sinto muito, mas aqui vocês não entram.   (anjo)
___ Vamos para a outra barca. Com certeza,  vamos conseguir uma barca Vip lá. (mulher rifca)
___ Olá!!  (mulher rica)
___ Entrem logo! __diz o diabo impaciente.
___ Aff!!  que lugar horrível!  (mulher rica)
___ É, meu caro anjo, o dia está quase acabando e você só embarcou um. Pelo visto eu já ganhei! __diz o diabo, todo contente e sarcástico.
___Isto não é uma aposta, eu já te falei e são poucos os que entrarão no reino do céu.  (anjo)
Depois de um tempo chega uma senhora:
___ Bem-vinda, senhora! Entre.  (anjo)
___ Olá! Obrigada. Esta barca vai para onde?  (senhora caridosa)
___Ela te levará para o céu.  (anjo)
___ Opa! Como assim, ela já vai entrando? __pergunta o diabo já com raiva.
___ Ela fez boas ações a vida inteira e seu coração é puro.  (anjo)
___ Humm...  Vou facilitar pra você dessa vez, anjinho __diz o diabo irônico.
___ Claro, como queira __diz o anjo, tentando evitar um conflito.
Assim que a senhora caridosa embarca, chega um casal gay.
___ Bem-vindos a barca que os levará para o céu. (anjo)
___ Adoro!!!  (casal gay)
___ Espera um momento aí! Segundo as pessoas, eles não podem ir para o céu!  (diabo)
___  Miga, sua louca, por que não podemos?  (casal gay)
___ Não sei, mas vocês não podem!!  (diabo)
___ Mas é claro que eles podem embarcar em minha barca. Eles são apenas um casal apaixonado. O amor não é um erro, como tantos dizem. Vocês são os últimos de hoje. Entrem __diz o anjo calmo e feliz__ se isso fosse uma aposta eu teria ganhado.
___ Ué!, mas você disse que  eram poucos os que entrariam em sua barca!  (diabo)
___ Sim, eu disse, mas as ações que eles tiveram em vida garantiram seu lugar em minha barca. (anjo)
___ Bom, amanhã é um novo dia. Amanhã eu ganho! __diz o diabo, inconformado com a derrota.
E assim acaba mais um dia no purgatório. Cada barca seguiu o seu caminho, levando seus passageiros aos seus destinos.


SARA DINIZ, 1º A

Nenhum comentário: