Um canal entre professor e alunos com o objetivo de facilitar o aprendizado em Língua Portuguesa contendo:vídeos, áudios, textos, atividades, etc. Além disso, pretendo expor algumas produções dos alunos, pois são autores incógnitos que durante o ano letivo nos encantam com seus sonhos e visões de mundo, manifestados em verso ou prosa.
Bem-vindos!
segunda-feira, 17 de março de 2014
domingo, 16 de fevereiro de 2014
Vícios de Línguagem
Gerundismo
.................................................. ................................
Pleonasmo I
Pleonasmo II
Trocadilhos
domingo, 26 de janeiro de 2014
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
Amor I Love You (Marisa Monte)
Deixa eu dizer que te amo
Deixa eu pensar em você
Isso me acalma, me acolhe a alma
Isso me ajuda a viver
Hoje contei pras paredes
Coisas do meu coração
Passei no tempo, caminhei nas horas
Mais do que passo a paixão
É um espelho sem razão
Quer amor, fique aqui
Deixa eu dizer que te amo
Deixa eu gostar de você
Isso me acalma, me acolhe a alma
Isso me ajuda a viver
Hoje contei pras paredes
Coisas do meu coração
Passei no tempo, caminhei nas horas
Mais do que passo a paixão
É o espelho sem razão
Quer amor, fique aqui
Meu peito agora dispara
Vivo em constante alegria
É o amor que está aqui
Amor I Love You
Amor I Love You
Amor I Love You
Amor I Love You
Amor I Love You
Amor I Love You
Amor I Love You
Amor I Love You
"...tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido; sentia um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante, onde cada hora tinha o seu encanto diferente, cada passo condizia a um êxtase, e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações!
Amor I Love You
Amor I Love You
Amor I Love You
Amor I Love You
Amor I Love You
Amor I Love You
Amor I Love You
Amor I Love You
sábado, 24 de agosto de 2013
sábado, 8 de junho de 2013
Um conto e seus possíveis gêneros textuais
PÉ-NO-CHÃO
Monteiro Lobato
Fica no extremo da rua o Grupo Escolar, de
modo que a meninada passa e repassa à frente da minha janela. Notei que muitas
crianças sofriam dos pés, pois traziam um no chão e outro calçado. Perguntei a
uma delas:
__ Que doença de pés é essa? Bicho
arruinado?
O pequeno baixou a cabeça com acanhamento,
depois confessou:
__ É inconomia.
Compreendi. Como nos grupos não se admitem
crianças de pé no chão, inventaram as mães pobres aquela pia fraude. Um pé vai
calçado, o outro, doente do imaginário mal crônico, vai descalço. Um par de
botinas dura assim por dois. Quando o pé de botina em uso fica estragado,
transfere-se a doença de um pé para outro, e o pé de botina de reserva entra em
funções. Destarde, guardadas as conveniências, fica o dispêndio cortado pelo
meio. Acata-se a lei e guarda-se o cobre.
Benditas sejam as mães engenhosas!
PROPOSTAS DE ATIVIDADES
1) Reescrever a história do ponto de vista de um dos personagens.
2) Simular um diálogo entre os alunos sobre a situação vivenciada.
2) Simular um diálogo entre os alunos sobre a situação vivenciada.
3) Criar um relato do personagem carente do conto.
4) Escrever outro conto que mostre outros problemas vivenciados em uma escola localizada em
um bairro de classe alta.
5) Resumir o texto.
6) Descrever a escola de
forma objetiva.
7) Imaginar uma conversa
entre os alunos e escrevê-la.
8) Elaborar um documento
que represente as normas escolares da referida escola.
9) Elaborar um abaixo-assinado no qual as mães protestam
contra as normas escolares.
10) Elaborar uma entrevista com o diretor da escola.
11) Denunciar o fato através de uma notícia de jornal.
12) Apresentar argumentos a favor e contra a rigidez das normas escolares
através de um artigo de opinião.
13) Pesquisar no ECA os direitos da criança e do adolescente,
comparar com a situação do conto e elaborar um texto argumentativo indicando quais artigos foram
desrespeitados.
14)Elaborar uma paródia do conto.
15) A partir do conto, enumerar alguns temas e desenvolver uma
crônica argumentativa.
16) Elaborar um bilhete
do pai de um dos alunos para o diretor da escola fazendo uma reclamação sobre
as normas escolares.
17) Elaborar uma carta do narrador para o diretor
posicionando-se contra as normas escolares.
18) Elabore a resposta da carta do diretor para o narrador.
19) Elaborar um texto
poético ou acróstico sobre o conto.
20) Transforme o conto
num poema de cordel.
21) Elaborar um gibi com o enredo do conto.
22) Elaborar uma tira
ou charge que retome o tema do conto.
23) Criar uma propaganda sobre a escola.
24) Escrever como seria um discurso de um político sobre o fato.
25) Escrever como o jornalista Gil Gomes relataria esse fato em um programa de rádio.
26)Criar e ensaiar uma peça de teatro baseada nesse conto e apresentá-la na sala.
24) Escrever como seria um discurso de um político sobre o fato.
25) Escrever como o jornalista Gil Gomes relataria esse fato em um programa de rádio.
26)Criar e ensaiar uma peça de teatro baseada nesse conto e apresentá-la na sala.
27) Produzir um filme a partir do conto.
28) Pesquisar sobre vida e obra de Monteiro Lobato e escrever uma biografia.
29) Produzir uma resenha crítica sobre o conto.
30) A partir do conto, enumerar alguns temas para um debate em sala de aula.
31) Elaborar um Email para o autor do conto (Monteiro Lobato), opinando sobre a obra.
Obs. Essa atividade foi elaborada por mim há vários anos, embora nessa útlima versão eu tenha feito algumas alterações acrescentando mais itens. Entretanto aparece em vários blogs porque eu passei para várias amigas nos cursos em que fizemos e elas postaram.
31) Elaborar um Email para o autor do conto (Monteiro Lobato), opinando sobre a obra.
32) Criar um blog com fórum e debater o tema do conto.
33) Divulgar o fato do conto em redes sociais com postagens verbais e não verbais (Facebook) e em comunidade(Orkut) e observar a reação das pessoas. Obs. Essa atividade foi elaborada por mim há vários anos, embora nessa útlima versão eu tenha feito algumas alterações acrescentando mais itens. Entretanto aparece em vários blogs porque eu passei para várias amigas nos cursos em que fizemos e elas postaram.
terça-feira, 4 de junho de 2013
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: 05/06
ESTAR CONSCIENTE!!
O planeta está doente
A cada dia mais quente
Precisa de cuidados,
urgente!
Vamos cuidar da semente
Pois nosso meio ambiente
Deixou de ser sorridente
E tornou-se um ser carente
Em meio a tanta gente
Que finge estar contente
Mas, na verdade, mente
Sofre e disfarça o que
sente.
Isso não é nada
inteligente!
Zizi
.....................
A seguir as produções dos alunos do 7º ano sobre o
meio ambiente, em forma de cordel:
meio ambiente, em forma de cordel:
O planeta está esquentando,
Cada vez m ais está desmatando
Ele está quase acabando
Não adianta ficar chorando.
Nós estamos enfrentando
O nosso mundo está acabando
E o nosso mundo não está andando
E está apenas chorando.
O nosso planeta parou de ficar descansando
E agora está elaborando
O nosso mundo está morrendo!
Iago e Lucas Mendes,
7 ano C
O PLANETA ESTÁ ACABANDO
O planeta está chorando,
Com todos o maltratando,
Ao invés de estar ajudando,
Todos
estão só atrapalhando.
As árvores, as pessoas estão derrubando
E o planeta mal está ficando.
Weslley e Marcos. 7 ano C
A AÇÃO DO SER HUMANO
O planeta está acabando,
A culpa é do ser humano,
Isso só está nos prejudicando.
Nosso planeta está chorando,
Se pudesse ele estaria gritando,
Pois o estamos matando.
Nós poderíamos estar reciclando
Mas estamos só desmatando.
Bruna e Gabriela, 7º ano C
CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE
O meio ambiente é especial,
Pena que tratamos ele mal
Temos que plantar vegetal,
Cuidar do animal,
Não acabar com o vegetal,
Porque isso tudo é legal.
Matheus e Gustavo, 7º ano C
A TERRA
A terra está mudando
E o tempo está passando
As pessoas estão crescendo
e fazer um mundo melhor vão aprendendo
e as coisas estão evoluindo.
Victória e Keith, 7º ano C
ESTAR CONSCIENTE
Cuidar do nosso planeta ,
nós todos somos irmãos
Cuidar muito bem, cuidar com o coração
Vamos acabar com o esgoto
e ajudar a população
Vamos cuidar de todo mundo:
da Mariazinha e do João
Vamos reciclar papel e jogar no latão
Todos ficam felizes e acaba essa poluição.
Lucas Martins e Gabriel Freire , 7 º ano C
DIA MUNDIAL
Nesse dia mundial
Vamos deixar esse mundo legal
Para evitar o grande mal
Ajudar a floresta ambiental
E deixar nosso mundo sensacional.
Mathias e Willian, 7 ano C
MEIO AMBIETE
O meio ambiente está muito mal
Além do aquecimento global
sofre com a extinção de animal
A terra precisa de um carinho especial.
Devemos uidar do mundo ambiental.
João Vítor e Paulo Roberto, 7 ano C
ESPERAMOS UM MUNDO MELHOR
ESPERAMOS UM MUNDO MELHOR
As pessoas não andam contentes
Pois o mundo anda doente
O planeta pede socorro
Pois ainda ele é o nosso ouro
Os nossos animais
Estão em extinção
Socorro, ajude a gente!
O nosso planeta está doente
A cada dia mais carente
Ajude o meu e o seu ambiente
Valorize enquanto ele está com a gente
Pense em quantos animais estão morrendo
Porque o mundo está muito quente.
Débora, 7 º ano C
Meio ambiente
Vamos plantar árvores com alegria
E com muita harmonia
Preservar o mundo noite e dia
Vamos tornar esse mundo uma magia
E com muita simpatia
O mundo sempre sofria
Hoje o mundo é uma fantasia
Felipe, Samuel R. e Gabriel, 7 ano D
.........................................
A NATUREZA
A enorme natureza
Tem muitas árvores e grandes riquezas.
Na natureza tem muitas plantas
Que até encanta,
Mas a natureza tem muitas urgências
E
sofre com as emergências
Como o desmatamento e a poluição
Por isso devemos cuidar de coração.
Igor e Nathan, 7
ano D
.........................................
MEIO AMBIENTE
Meio ambiente vamos preservar
Para podermos passear
E viajar para nadar no mar
Vamos lutar
Para não estragar
O que ele nos dá.
Vamos cantar
Para alegrar
E clarear
O nosso imenso mar.
Yasmim e Sabrina, 7 ano D
..................................
O MEIO AMBIENTE E A ECOLOGIA
O planeta quente ficaria
As pessoas ajudaram com alegria
O planeta ficou feliz
Deram um presente e ele diz:
Obrigado, e deu um beijo no meu nariz!
Francisco e Kevin, 7 ano D
........................
NATUREZA
A natureza
Tem muita beleza
Mas está cheia de tristeza
O que podemos fazer para ajudar a natureza?
Tirar o lixo, é uma beleza!
Temos que fazer uma limpeza
Para ficar uma pureza
Sem tristeza.
Gabrielle Oliveira e Jennifer, 7 ano D
.................................
A NATUREZA
A natureza é tão bela
Igual a flores amarelas,
No país tem primavera,
Outono, inverno e verão
Passando pelo Ibirapuera
Passando por uma floresta
A paz na natureza
É linda de montão!
Daniel e Matheus B, 7 ano D
.................................
CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Devemos conservar o meio ambiente
Pois um dia ele acabará.
Cada dia ele fica mais carente.
Onde iremos morar?
Se um dia o planeta não suportar
Não teremos o que fazer,
A terra tem ser lugar
Bom de se morar.
Gabrielle Caroline. e Luana, 7 ano D
...........................
MEIO AMBIENTE/ ECOLOGIA
Meio ambiente vamos adorar
Para que nele possamos viajar,
Passar e nadar.
Lutar é conquistar
A terra vamos ajudar
A ele devemos amar.
Gabriele Cerqueira. e Jaqueline, 7 ano D
........................
MEIO AMBIENTE
O planeta precisa de ar
E nós vamos ajudar
Vamos limpar!
Para sua vida melhorar.
O planeta temos que cuidar
Não desmatar e economizar.
Vamos trabalhar!
E assim uma beleza vai ficar!
Ana Carolina e
Tainá, 7 ano D
....................
ATENÇÃO!
O planeta está doente de montão,
Precisando de colaboração.
Vamos ajudar nosso planeta, então?
Primeiro paramos com a poluição,
Depois paramos com a destruição.
Não se esqueça que ele precisa de preservação,
Depois, todos nós ficaremos felizes então!
Augusto e Samuel Lucas, 7º ano D
Assinar:
Postagens (Atom)