Bem-vindos!





quarta-feira, 17 de agosto de 2011

TEXTO PUBLICITÁRIO - ATIVIDADES

1. O texto em estudo exige determinados conhecimentos prévios, principalmente:
a) conhecer as sandálias havaianas
b) conhecer os valores cristãos, valores morais e éticos
c) conhecer a atriz de TV, Lúcia Berta
d) conhecer a propaganda das sandálias havaianas

2. Verifica-se  preconceito no fragmento:
a) o que levou uma atriz de idade (Lúcia Berta) a se prestar a esse desserviço às nossas famílias?
b)  mostra uma avó instigando a neta à promiscuidade e ao sexo.
c)  essa marca de sandálias não entra mais na minha casa.
d)  anúncio de sandália na tv deixa pai indignado.

3. A metonímia é uma figura de linguagem que se caracteriza pelo uso de um termo no lugar do outro, por exemplo, o todo no lugar da parte, o conteúdo no lugar do continente, a marca pelo produto. Verifica-se a metonímia no fragmento:
a) essa marca de sandálias não entra mais na minha casa.
b) uma agressão frontal às famílias brasileiras.
c) anúncio de sandália na tv deixa pai indignado
d) nós, cristãos, podemos reagir(...)

4. Observa-se na carta uma incorreção gramatical quanto à concordância verbal, conforme se constata em
a) Não podemos mais admitir que a educação de nossos filhos sofram influência tão avassaladora e degradante
b)  Convido todos os cristãos a fazerem o mesmo.
c)  Teria sido só pelo dinheiro?
d)  Não podemos mais deixar a perniciosa mídia destruir valores morais e éticos.
 
5. São características fortes do autor da carta em estudo:
a)  trata-se de uma pessoa revoltada e amarga, que desconta na mídia sua indignação.
b)  refere-se a um religioso fanático, que defende seus princípios em relação à sua fé.
c)  é a voz de um pai de família, cristão, que preserva os seus valores morais e éticos.
d)  é a voz da família brasileira, que condena comerciais de sandálias havaianas.

6. Pode-se afirmar que os destinatários, prioritários, dessa carta são:
a) as famílias brasileiras
b) os cristãos que têm filhos
c) os leitores do Jornal Estado de Minas
d) os adolescentes que usam sandálias havaianas

7. A escolha do léxico desta notícia é marcada pelos recursos lingüísticos constituídos sempre por adjetivos que qualificam os substantivos e denotam a revolta no discurso do autor da carta em relação ao conselho da avó à neta, como se encontra em:
a) lixo demoníaco
b) ficar inertes
c)  prestar esse desserviço
d)  valores morais e éticos

8. A estratégia de argumentação apresentada pelo autor da carta para defender seu ponto de vista está de acordo com a relação estabelecida em
a) descrição do comercial da sandália havaiana – “um comercial das sandálias havaianas mostra uma avó instigando a neta à promiscuidade e ao sexo sem compromisso.”
b) elaboração de convite – “De hoje em diante essa marca de sandálias não entra na minha casa. Convido todos os cristãos a fazerem o mesmo.”

9. Percebe-se incoerência entre o convite feito pelo autor da carta e o argumento para defender seu ponto de vista sobre o comercial de sandálias, expressa no fragmento abaixo:
a)  Não podemos mais deixar a perniciosa mídia destruir os valores morais e éticos.
b)  Não podemos ficar inertes e deixá-la [deturpação agressiva] sem resposta.
c)  [essa marca de sandálias ] Não entra mais na minha casa.
d)  Não podemos mais admitir que a educação de nossos filhos sofram [sic] influência tão avassaladora e degradante.
  
10. O autor da carta condena a Sandália Havaianas, mas no meio de seu texto, afirma que  “Não podemos mais deixar a perniciosa mídia destruir os valores morais e éticos”. Ora contra quem o autor da carta se posiciona?




11. Caracterize as outras vozes textuais presentes nesse contexto (os atores que fizeram a propaganda; a rede globo; a agência de publicidade; famílias brasileiras; cristãos, telespectadores, os leitores da seção carta do leitor etc) 




12. O comercial citado pelo autor da carta vem sendo veiculado nestas duas semanas (primeira quinzena do mês de setembro de 2009) pela TV, Rede Globo, trazendo além da atriz citada pelo autor o ator e modelo famoso pela sua aparência, Cauã (e também namorado da atriz global famosa Grazi Massafera). Imagine (ou relembre) o comercial e descreva-o (faça um script). Em seguida, posicione-se em forma de carta do leitor sobre os conceitos veiculados pelo comercial: você concorda com José Geraldo Leite Teixeira? Apresente seus argumentos.




13. Pode-se depreender pela leitura da carta que o autor defende


a) os valores cristãos e a família
b)  a educação sexual dos adolescentes
c)  a marca da sandália havaianas
d)  os meios de comunicação




14. “Teria sido só por dinheiro? Ou realmente ela daria aquele nefasto conselho à neta”  os termos que substituem os pronomes grifados neste fragmento são respectivamente


a)      Lúcia Berta
b)      Sandália havaianas
c)      Igreja católica
d)      TV



Nenhum comentário: